Home                                                
      Contributors                                   
      Reflexões                                    
      Livros      
      Guia Do Utilizador Rio+20        
      Inovaçáo                                    
      Awards and Events                
      PNUMA em ação            
      Em profundidade      
      WWW                                
      Estrela                          
 
 
 
livros

Panorama global sobre as políticas de consumo e de produção sustentáveis: agir em conjunto

O “Panorama global sobre as políticas de consumo e de produção sustentáveis” (CPS), desenvolvido pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), com o apoio financeiro da Comissão Europeia, fornece uma análise não exaustiva das políticas e das iniciativas que estão a promover uma mudança nos padrões do consumo e de produção sustentáveis. Este relatório identifica exemplos de políticas eficazes e de iniciativas implementadas a nível mundial. Analisa 56 estudos de casos, desde acordos multilaterais globais e estratégias regionais, a políticas e iniciativas específicas, e mostra os progressos alcançados na promoção do CPS, destacando as melhores práticas e apresentando recomendações para aumentar e reproduzir estes importantes esforços a nível mundial.


Para uma ONU com um clima neutral: a pegada dos sistemas das Nações Unidas e os esforços para a reduzir (edição de 2011)

É a análise mais recente do desempenho da ONU na implementação da sua Estratégia para um Clima Neutral. O relatório inclui informaç sobre as emissões de gases com efeito de estufa para 54 entidades, em 2010, assim como uma especificação das emissões por atividade. Também descreve o progresso na redução das emissões e os planos para o futuro. Com um prólogo do Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, e um prefácio do Diretor Executivo do PNUMA, Achim Steiner, este relatório é o primeiro parecer, e o mais recente, sobre o desempenho de sustentabilidade da ONU.


21 questões para o século XXI: Resultados do processo de previsão do PNUMA sobre as questões ambientais emergentes

O Relatório de Previsão do PNUMA contém uma descrição das 21 questões ambientais emergentes identificadas através do processo de previsão do PNUMA.

O processo, que foi liderado pelos cientistas principais do PNUMA, com o apoio da Divisão de Avaliação e Alerta Rápido do PNUMA, envolveu a identificação de questões emergentes pelos colegas do PNUMA e um painel de previsão composto por 22 elementos de renome da comunidade científica, abrangendo um vasto leque de disciplinas relacionadas com o ambiente e de regiões mundiais; o debate e a definição de prioridades para as questões identificadas pelo painel de previsão; a classificação das questões para as quais foram definidas prioridades através de uma consulta eletrónica que envolveu mais de 400 cientistas em todo o mundo; e mais um debate e classificação da lista final de questões pelo painel de previsão, considerando o resultado da consulta eletrónica.


Para uma avaliação do ciclo de vida da sustentabilidade: tomar decisões informadas sobre os produtos

Todos os dias, padrões de consumo insustentáveis, métodos de produção insustentáveis e o desafio do crescimento populacional desafiam a capacidade de recuperação do planeta para apoiar as atividades humanas. Ao mesmo tempo, as desigualdades entre e dentro das sociedades continuam a ser elevadas, deixando vários mil milhões de pessoas sem oportunidade para satisfazer necessidades humanas básicas e sujeitos a uma vulnerabilidade desproporcional às alterações ambientais globais. Para contrariar esta tendência, o PNUMA e a SETAC trabalharam em conjunto para desenvolver o atual trabalho “Para uma avaliação do ciclo de vida da sustentabilidade”. Isto foi concretizado através da Iniciativa Ciclo de Vida PNUMA/SETAC.


Crescimento verde, recursos e capacidade de recuperação: Sustentabilidade ambiental na Ásia e no Pacífico

Este relatório do PNUMA descreve um cenário de política em evolução, caracterizado por uma realidade económica em mudança, aumento da procura de recursos, impactos evidentes cada vez maiores das alterações ambientais e climáticas, e um maior risco de incerteza.

O relatório fornece novas perceções sobre as tendências de utilização dos recursos na Ásia e no Pacífico, e sublinha ações importantes, incluindo a reforma das iniciativas económicas e a promoção de abordagens governamentais mais inclusivas e adaptáveis, que os governos podem implementar para que as estratégias de crescimento económico estejam mais alinhadas com o objetivo do desenvolvimento sustentável. Também fornece exemplos de estratégias para melhorar a capacidade de recuperação para ajudar a lidar com os níveis de risco cada vez maiores enfrentados pelas sociedades e as economias.



Download PDF