PNUMA EM 2022

Mensagem da Diretora Executiva

Inger Andersen
Inger Andersen
Inger Andersen
Subsecretária-Geral da ONU e Diretora Executiva do PNUMA

Em muitos sentidos, 2022 foi o ano de vigor renovado em termos de ação ambiental. No início do ano, na quinta Assembleia das Nações Unidas para o Meio Ambiente, os Estados-Membros adotaram resoluções históricas para intensificar os esforços para reduzir a poluição, mitigar e adaptar-se às mudanças climáticas e proteger e restaurar a natureza em todo o mundo. A Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima de 2022 proporcionou um momento histórico com a criação de um fundo de perdas e danos. As negociações globais para acabar com a poluição plástica começaram no Uruguai. A Assembleia Geral da ONU reconheceu o direito universal a um ambiente limpo, saudável e sustentável. E, no final do ano, na Conferência de Biodiversidade da ONU em Montreal, foi adotada uma estrutura ambiciosa para proteger e recuperar a biodiversidade até 2030. Este ano também marcou o 50º aniversário do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e a conferência Estocolmo+50.

No entanto, foi também um ano de extrema dificuldade. Os impactos devastadores da tripla crise planetária da mudançaclimática, da perda de natureza e biodiversidade, da poluição e resíduos foram agravados pelo aumento da desigualdade, pela guerra na Ucrânia e pelo aumento dos preços dos alimentos e da energia. Como sempre, os pobres e vulneráveis foram os mais atingidos pelas secas, inundações, incêndios florestais, diminuição da biodiversidade e aumento dos níveis de poluição.

Não é de admirar, então, que as demandas por ação, em vez de promessas, estejam cada vez veementes. O PNUMA intensificou os esforços para responder a essas crises e começou a cumprir sua estratégia 2022-2025. Aproveitando a força de suas parcerias, o PNUMA trabalhou com os Estados membros para cumprir as promessas de mitigar e adaptar-se às mudanças climáticas, proteger e restaurar os ecossistemas e reduzir o ônus da poluição. Em todos os casos, o PNUMA continua a apoiar os países a implementar a resolução 4/17 da Assembleia da ONU para o Meio Ambiente, incorporando a igualdade de gênero e os direitos humanos em políticas, estratégias, programas e projetos ambientais, ao mesmo tempo em que trabalha para reestruturar sua arquitetura de gênero para melhor cumprir esse mandato.

No nível organizacional, o PNUMA tem o compromisso de tornar-se uma organização mais ágil e responsiva. O PNUMA reformulou sua abordagem de modo a envolver-se com agências irmãs nas Equipes Nacionais da ONU para melhor atender às prioridades dos Estados membros e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, e criou três novos fundos temáticos que fornecem financiamento flexível para impulsionar o progresso na estabilidade climática, a vida em harmonia com a natureza e o avanço rumo a um planeta livre de poluição. O PNUMA também alcançou a paridade de gênero em todos os níveis profissionais e superiores e melhorou a diversidade geográfica de sua força de trabalho.

Mas há muito trabalho pela frente para desacelerar a tripla crise planetária. Como principal autoridade ambiental global, o PNUMA se esforçará cada vez mais e cooperará mais estreitamente com os países, o sistema da ONU, a sociedade civil e o setor privado para fornecer soluções e trabalhar para um mundo onde todas as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de seu direito a um ambiente saudável.

PNUMA em números

80%

A quantidade de plástico que flui para o oceano que pode ser reduzida por meio de medidas de economia circular, inclusive aquelas incluídas no acordo para combater a poluição plástica que as nações começaram a negociar em 2022.

23

O número de metas concretas a serem cumpridas até 2030 segundo o novo Quadro Global de Biodiversidade.

2.7 Million

O número total de pessoas que se espera que se beneficiem do trabalho de adaptação baseado em ecossistemas do PNUMA.

1.2 Million

O número equivalente de carros que serão retirados das ruas a cada ano graças aos cortes de emissões obtidos por meio dos trabalhos de iluminação eficiente apoiados pelo PNUMA no Paquistão e na Indonésia.

15,000 m3

A quantidade de resíduo recuperado e separado por um novo centro de reciclagem apoiado pelo PNUMA em Mosul

65 Million

O número de pessoas engajadas durante o Dia Mundial do Meio Ambiente.

UNEA-5.2 em Nairobi resultou em 14 resoluções, incluindo a decisão de começar a negociar um acordo para acabar com a poluição plástica. Foto: PNUMA

A 5ª Assembleia da ONU para o Meio Ambiente

"Mundo em Progresso", uma pintura gigante no gramado da sede do PNUMA em Nairobi para marcar a UNEA-5.2, criada pelo artista franco-suíço, Saype. Foto: PNUMA

O multilateralismo proporcionou resultados de alto impacto na retomada da segunda sessão da quinta Assembleia da ONU para o Meio Ambiente (UNEA 5.2), realizada em fevereiro, em Nairóbi.

A declaração política da UNEA 5.2 – evento do qual participaram mais de 3.400 pessoas presencialmente e 1.500 on-line – enfatizou a necessidade urgente de deter o declínio da biodiversidade e a fragmentação dos habitats. As resoluções sobre a natureza abrangiam questões como biodiversidade e saúde, gestão sustentável de lagos e uma definição universal de soluções baseadas na natureza. Resoluções sobre infraestrutura resiliente, uma recuperação mais verde da COVID-19 e os aspectos ambientais da gestão de minerais e metais reforçaram a importância das economias circulares.

Grandes avanços foram feitos em produtos químicos, resíduos e poluição. A resolução de começar a negociar um acordo para acabar com a poluição plástica preenche uma lacuna crítica na ação ambiental. Enquanto a resolução para estabelecer um painel de política científica sobre a gestão adequada de produtos e resíduos químicos e prevenção da poluição dará a essas questões críticas um corpo científico semelhante aos existentes sobre clima (o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas) e da biodiversidade (a Plataforma Intergovernamental de Políticas Científicas sobre Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos).

A UNEA também realizou uma sessão especial para comemorar o 50º aniversário do PNUMA e fazer um balanço dos resultados do multilateralismo ambiental nas últimas cinco décadas. Chefes de Estado e delegações de 175 países emitiram uma declaração histórica reforçando seu compromisso com a ação ambiental. Eles homenagearam o trabalho do PNUMA, que obteve sucessos como a proteção da camada de ozônio e a eliminação gradual da gasolina com chumbo.

O planeta já dava sinais de ceder sob o peso da humanidade em 1972, quando a agência foi fundada. Nas décadas seguintes, o PNUMA e seus parceiros trabalharam com os Estados-membros para combater a poluição do ar, restaurar a camada de ozônio, proteger os mares do mundo, promover uma economia verde e inclusiva e alertar sobre a perda de biodiversidade e as mudanças climáticas. Esse trabalho nunca foi tão importante.

Secretário-geral da ONU, António Guterres
Foto: ONU

Ação planetária

planetary action

Ação climática 

Ação pela natureza 

Ação contra produtos químicos e poluição 

Expansão do alcance do PNUMA

planetary action

Representação geográfica e paridade de gênero

O PNUMA criou uma estratégia de alcance de recursos humanos para atrair jovens talentos de Estados-membros sub-representados e grupos regionais menos representados. Houve também uma melhoria na diversidade dos grupos regionais. As categorias profissional e superior tiveram um aumento de aproximadamente 10% de funcionários do Grupo Ásia-Pacífico e aproximadamente 30% do Grupo da Europa Oriental. Em 2022, o PNUMA atingiu ou ultrapassou a meta da ONU para o equilíbrio de gênero (47-53%) em todos os níveis profissionais e superiores.

Fundos temáticos

O PNUMA criou três fundos temáticos para fornecer financiamento flexível a fim de apoiar o cumprimento dos objetivos da Estratégia de Médio Prazo (2022-2025) de estabilidade climática, viver em harmonia com a natureza e avançar rumo a um planeta livre de poluição. US$ 14 milhões foram arrecadados para os fundos em 2022.

Os fundos temáticos complementarão o Fundo para o Meio Ambiente do PNUMA e ajudarão a mudar o equilíbrio de financiamento reservado aos projetos individuais para o financiamento temático de maior impacto. As contribuições de parceiros públicos e privados para os fundos temáticos facilitarão uma abordagem abrangente e baseada na ciência, o que deve ajudar a fortalecer o papel do PNUMA como a autoridade ambiental global e permitir que a organização ofereça um melhor apoio os Estados-membros.

Engajamento do setor privado

O PNUMA tomou a decisão estratégica de avançar com alianças e iniciativas intersetoriais e multissetoriais em setores de alto impacto. O PNUMA está se envolvendo com entidades do setor privado por meio de mais de 40 iniciativas focadas em energia, plásticos, alimentos e agricultura, saúde, finanças e tecnologia da informação. A ciência do PNUMA ajuda as empresas a encontrar melhores soluções. Por exemplo, a Parceria para Combustíveis e Veículos Limpos do PNUMA – uma iniciativa público-privada de 73 parceiros que promovem combustíveis e veículos mais limpos em países em desenvolvimento e economias emergentes – ajudou a acabar com o uso de gasolina com chumbo.

Outro exemplo é a Iniciativa Global para a Circularidade dos Plásticos no Turismo (GTPI, na sigla em inglês) do PNUMA. A iniciativa conta com 121 signatários, com uma receita anual combinada estimada em mais de US$ 43 bilhões. Em 2021 e 2022, a GTPI organizou uma campanha piloto de relatórios para grandes empresas que aderiram à iniciativa em 2020 e para as quais é obrigatório um relatório anual. Cerca de 108 milhões de itens de plástico foram retirados do uso segundo os relatórios das empresas.

Transformação digital

A Coalizão para a Sustentabilidade Ambiental Digital (CODES, na sigla em inglês) – uma coalizão de 1.000 partes interessadas com o apoio da ONU – foi lançada durante a reunião Estocolmo+50 para apoiar a aplicação de tecnologias digitais no enfrentamento da tripla crise planetária. A CODES visa a aumentar o número de países e empresas que colaboram para implementar planos de ação conjuntos contidos no Roteiro para Cooperação Digital do Secretário-geral da ONU. 

planetary action

FINANCIAMENTO

Situação financeira em 31 de dezembro de 2022 (US$ Milhões)

Orçamento

Receita

Despesa

  • Orçamento normal da ONU
  • Fundo para o meio ambiente
  • Fundos reservado
  • Fundos Globais

Os 15 principais contribuintes de fundos reservados em 2022 (US$ milhões)

Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF) 321.5
Alemanha 52.0
Agências da ONU 34.6
Suécia 30.3
Fundo Multilateral (Protocolo de Montreal) 22.6
EUA 22.5
Comissão Europeia 21.2
Noruega 21.1
Iniciativa Financeira do PNUMA* 18.5
Fundaçãos/ONGs 15.0
Suíça 11.8
Reino Unido 9.9
Fundo Verde para o Clima 8.8
Dinamarca 8.7
Canadá 5.5

Os 15 principais contribuidores do Fundo para o Meio Ambiente em 2022 (US$ milhões)

Países Baixos 8.4
Alemanha 7.9
França 7.6
EUA 7.6
Noruega 7.0
Dinamarca 6.5
Suécia 5.1
Reino Unido 4.5
Bélgica 4.2
Suíça 4.0
Itália 3.3
Finlândia 2.7
Canadá 2.5
Japão 1.5
China 1.4
  • *
    Parceria entre o PNUMA e o setor financeiro global para mobilizar o financiamento do setor privado para o desenvolvimento sustentável.

Contribuintes para o Fundo para o Meio Ambiente (2022) por categorias (número de Estados-membros)

  • Contribuintes de sua parte integral (44)
  • Contribuintes com outra quantia (38)
  • Não contribuintes (111)