UNEP / Will Swanson

PNUMA nomeia Charly Alberti como Embaixador Regional da Boa Vontade

UNEP / Will Swanson
  • O PNUMA nomeou Charly Alberti como Embaixador Regional da Boa Vontade

• Alberti é um renomado músico e ativista, que criou a fundação ambiental Revolución 21 - Latinoamérica Sustentable, (Revolução 21 - Latinoamérica Sustentável), também conhecia como R21

• Alberti é o primeiro Embaixador da Boa Vontade do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente na região da América Latina e do Caribe

Nova York, 23 de setembro de 2024 - O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) nomeou hoje o renomado músico e ativista argentino Charly Alberti como seu primeiro Embaixador Regional da Boa Vontade para a América Latina e o Caribe. A designação, anunciada durante da 79ª Sessão da Assembleia Geral da ONU, tem como objetivo alavancar o nome e o trabalho da estrela sobre o meio ambiente para chamar mais atenção - e ação - para a necessidade urgente de abordar a crise ambiental das mudanças climáticas, a perda da natureza e da biodiversidade, e a poluição e o desperdício na região.

“Estou honrado e entusiasmado por me juntar ao PNUMA como Embaixador da Boa Vontade”, disse Charly. “As mudanças no meio ambiente global são uma realidade que está modificando rapidamente nosso planeta e nossos caminhos para o desenvolvimento. Estou convencido de que as artes têm o poder de mobilizar o mundo e inspirar a mudança tão necessária. Por meio da minha fundação Revolución 21, tenho trabalhado nesse sentido há muitos anos. Com essa designação, somarei meus esforços e minha plataforma para ajudar o PNUMA a enfrentar os desafios ambientais que o mundo está vivenciando e, em particular, nossa região da América Latina e do Caribe.”

Charly Alberti alcançou o estrelato na década de 1980 como parte da banda argentina mais vendida, Soda Stereo. Filho de um baterista de jazz, ele se dedica à ação ambiental. Sua fundação, Revolución 21 - Latinoamérica Sustentable, trata de questões ambientais na Argentina e na região da América Latina, enquanto a Soda Stereo tomou medidas, incluindo o plantio de 4.700 árvores nativas para compensar a pegada de carbono de sua turnê “Gracias Totales” de 2020, uma das primeiras turnês latino-americanas a fazer isso.

“Temos o prazer de dar as boas-vindas a Charly Alberti à família do PNUMA”, disse a diretora-executiva do PNUMA, Inger Andersen. “Sua paixão pelo meio ambiente e sua capacidade de se conectar com as pessoas por meio da música fazem dele um poderoso defensor da ação ambiental. Estamos ansiosos para trabalhar com ele para inspirar ações e promover soluções para os desafios ambientais na região e fora dela”.

As contribuições ambientais de Alberti fizeram com que ele fosse reconhecido pela Administração de Parques Nacionais da Argentina como guarda florestal honorário, pelo Senado do estado da Califórnia, nos EUA, por seus esforços para combater as mudanças climáticas e promover a sustentabilidade, e pela ONU, tendo sido anteriormente Embaixador da Boa Vontade do Programa de Desenvolvimento da ONU em nível nacional.

NOTAS AOS EDITORES

Sobre o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA)

O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente é a principal voz global sobre o meio ambiente. Ele oferece liderança e incentiva a parceria no cuidado com o meio ambiente, inspirando, informando e capacitando nações e povos a melhorar sua qualidade de vida sem comprometer a das gerações futuras.

Para obter mais informações, entre em contato com:

Carlos Gómez del Campo, Oficial de Informações Regionais do PNUMA para a América Latina e o Caribe