- A brasileira Anna Luisa Beserra, de 21 anos, venceu o prestigioso Prêmio Jovens Campeões da Terra na América Latina e no Caribe por criar uma solução para purificar a água de cisternas.
- Sete jovens empreendedores com menos de 30 anos de idade e com grandes ideias para o meio ambiente foram reconhecidos em todo o mundo.
- Jovens campeões de todas as regiões recebem financiamento, mentoria e apoio de comunicação para ampliar seus esforços.
17 de setembro de 2019 – Anna Luisa Beserra, 21 anos, fundadora do Aqualuz, venceu o Prêmio Jovens Campeões da Terra por desenvolver um dispositivo que purifica, por meio de radiação solar, a água da chuva captada em cisternas.
Nos próximos dias, enquanto líderes mundiais se reúnem na sede da ONU em Nova York para a Cúpula de Ação Climática e Assembleia Geral, o meio ambiente e as mudanças climáticas estarão na vanguarda das discussões.
As doenças diarreicas estão entre as principais causas de morte em todo o mundo, e estão diretamente ligadas à falta de água potável e à falta de saneamento e acesso à higiene. Esses problemas atingem principalmente populações jovens, vulneráveis ou que vivem em zonas rurais remotas.
O Aqualuz é um filtro inovador que purifica a água da chuva coletada por cisternas instaladas em áreas rurais, onde a água filtrada não é acessível. Esta realidade afeta mais de um milhão de pessoas no Brasil. A água da cisterna é purificada por meio de raios solares e um indicador muda de cor quando o recurso está seguro para o consumo.
"Meu propósito é levar o direito básico à água limpa para as comunidades carentes nas áreas rurais", afirmou Beserra. "Queremos ajudar a melhorar a vida das pessoas e salvar vidas.
Sua invenção é de baixo custo, fácil manutenção e pode durar até 20 anos. Embora tenha sido testado apenas no Brasil, o dispositivo tem potencial para ser aplicado em outros países. O Aqualuz já distribuiu água potável para 265 pessoas e alcançará mais 700 ainda este ano.
Inger Andersen, Diretora Executiva do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), disse: "Nosso planeta com estresse hídrico está sofrendo o peso da extração incessante, da poluição e da mudança climática. É vital que encontrarmos novas formas de proteger, reciclar e reutilizar este precioso recurso. Tornar a água potável acessível e segura a todos e todas é vital para atingirmos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável".
Markus Steilemann, CEO da Covestro, disse: "O mundo dos negócios precisa de ideias novas e de uma cultura de startups que enfrentem os desafios ambientais globais, assegurando ao mesmo tempo o nosso crescimento em longo prazo. Os Jovens Campeões da Terra podem ajudar a alcançar isso e todos na Covestro têm orgulho em apoiá-los. Queremos ajudar a tornar o mundo um lugar melhor".
Um júri global composto por Markus Steilemann, Diretor Executivo da Covestro, Joyce Msuya, Diretora Executiva Adjunta do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, Arielle Duhaime-Ross, correspondente do VICE News Tonight para ciência e mudanças climáticas, Jayathma Wickramanayake, Enviada do Secretário-Geral da ONU para a Juventude, e Kathy Calvin, Presidente e Diretora Executiva da Fundação das Nações Unidas, selecionou os vencedores e vencedoras entre 35 finalistas regionais de mais de 1.000 candidatos.
No decorrer do próximo ano, as criativas, inovadoras e impactantes iniciativas dos campeões serão documentadas nas mídias sociais por meio de atualizações regulares em notícias e vídeo-blogs. Inscreva-se e acompanhe a jornada deles aqui.
O prestigioso Prêmio Jovens Campeões da Terra, oferecido pela Covestro, é concedido anualmente pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente a jovens ambientalistas entre 18 e 30 anos de idade, por suas destacadas ideias em prol do meio ambiente.
Anna Luisa é uma das sete vencedoras da África, América do Norte, América Latina e Caribe, Ásia e Pacífico, Europa e Ásia Ocidental. Os vencedores receberão seu prêmio durante a Cerimônia dos Campeões da Terra em Nova York, no dia 26 de setembro, coincidindo com a reunião anual da Assembleia Geral das Nações Unidas e a Cúpula de Ação Climática.
NOTAS AOS EDITORES
Sobre os Jovens Campeões da Terra
O Prêmio Jovens Campeões da Terra começou em 2017, oferecendo aos brilhantes jovens ambientalistas com visão a prestigiada e bem-sucedida plataforma Campeões da Terra - cujos vencedores incluem chefes de Estado, cientistas inspiradores e visionários ambientalistas - https://www.unenvironment.org/youngchampions/pt-br.
Sobre a ONU Meio Ambiente
O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente é o principal porta-voz mundial em matéria ambiental. Ele proporciona liderança e incentiva parcerias no cuidado com o meio ambiente, inspirando, informando e permitindo que nações e povos melhorem sua qualidade de vida sem comprometer as gerações futuras. O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente trabalha com governos, setor privado, sociedade civil, outras entidades da ONU e organizações internacionais em todo o mundo.
Sobre a Covestro
Com vendas de EUR 14,6 bilhões em 2018, a Covestro está entre as maiores empresas de polímeros do mundo. As atividades de negócios estão focadas na fabricação de materiais poliméricos de alta tecnologia e no desenvolvimento de soluções inovadoras para produtos utilizados em diversas áreas da vida cotidiana. Os principais segmentos atendidos são as indústrias automotiva, de construção, processamento de madeira e móveis e elétrica e eletrônica. Outros setores incluem esportes e lazer, cosméticos, saúde e a própria indústria química. A Covestro possui 30 unidades de produção em todo o mundo e emprega aproximadamente 16.800 pessoas.
Para mais informações entre em contato:
Chefe de Notícias e Mídia do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, Keishamaza Rukikaire, rukikaire@un.org
Gerente de Comunicação Institucional do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente no Brasil, Roberta Zandonai, roberta.zandonai@un.org