- Anunciado hoje, o Prêmio Campeões da Terra, principal reconhecimento ambiental da ONU, será entregue a seis notáveis catalizadores de mudanças ambientais.
- Os Campeões são reconhecidos por suas conquistas nas categorias: Liderança Política, Visão Empreendedora, Ciência e Inovação, Inspiração e Ação e Realizações em Vida.
26 de setembro de 2018 - Seis dos principais catalizadores de mudanças ambientais do mundo receberão hoje (26), em Nova York, o Prêmio Campeões da Terra, principal reconhecimento ambiental da ONU. Os escolhidos deste ano foram selecionados pelos seus esforços arrojados, inovadores e incansáveis no enfrentamento de algumas das questões mais urgentes dos nossos tempos. Os vencedores 2018 são:
Joan Carling reconhecida na categoria Realizações em Vida como uma das mais proeminentes defensoras dos direitos ambientais e indígenas do mundo. Carling está na vanguarda do conflito por terra e meio ambiente há mais de 20 anos. Sua luta incansável e altruísta fez dela uma defensora global dos povos e comunidades tradicionais.
Beyond Meat and Impossible Foods iniciativa reconhecida na categoria Ciência e Inovação pelo desenvolvimento de uma alternativa popular e revolucionária para a carne bovina, totalmente baseada em vegetais, e pelos esforços para educar os consumidores sobre alternativas ambientalmente conscientes.
Emmanuel Macron, President of France and Narendra Modi, Prime Minister of India, reconhecidos na categoria Liderança Política pelo trabalho pioneiro junto à International Solar Alliance e pela promoção de novas áreas de cooperação ambiental, incluindo o trabalho de Macron no Pacto Global para o Meio Ambiente e o de Modi para eliminar todo o plástico descartável na Índia até 2022.
China’s Zhejiang’s Green Rural Revival Programme reconhecido na categoria Inspiração e Ação por recuperar uma área com rios altamente poluídos na província de Zhejiang, leste da China. O programa de restauração ecológica foi excepcionalmente bem-sucedido e mostra o poder transformador da união entre desenvolvimento econômico e ambiental.
Cochin International Airport vencedor na categoria Visão Empreendedora pela liderança no uso de energia sustentável. Cochin, na Índia, está mostrando ao mundo que a expansão das redes de transporte não precisa prejudicar o meio ambiente. Este é primeiro aeroporto totalmente movido a energia solar e é uma prova de que os negócios verdes são bons negócios.
"Em um mundo de incertezas, isso é certo: não vamos resolver os desafios que o mundo enfrenta hoje sem talentos extraordinários, novos pensamentos e ideias ousadas", disse o diretor executivo da ONU Meio Ambiente, Erik Solheim. “O Prêmio Campeões da Terra e o Prêmio Jovens Campeões da Terra reconhecem aqueles que não têm medo de nadar em águas desconhecidas ou de ser a voz dos que não têm voz. Essas pessoas estão mudando nosso mundo hoje para um amanhã melhor.”
A premiação será entregue em Nova York, em paralelo à realização da 73ª Assembleia Geral da ONU. O evento, organizado pelo ator e ativista ambiental Alec Baldwin e pela modelo, atriz e Embaixadora da ONU Meio Ambiente Dia Mirza, reunirá líderes e influenciadores de todo o mundo para celebrar as mudanças em defesa do nosso planeta.
O Prêmio Campeões da Terra é o maior reconhecimento ambiental da ONU e homenageia figuras excepcionais dos setores público e privado e da sociedade civil cujas ações tiveram um impacto positivo e transformador no meio ambiente. Os vencedores anteriores incluem: Afroz Shah, que liderou o maior mutirão de limpeza de praia do mundo (2016), o presidente ruandês Paul Kagame (2016), o ex-vice-presidente americano Al Gore (2007), o CEO da Ocean Cleanup Boyan Slat (2014), o cientista-explorador Bertrand Piccard e o desenvolvedor do Google Earth Brian McClendon (2013).
Durante o evento, também serão homenageados os sete vencedores do Prêmio Jovens Campeões da Terra, com idades entre 18 e 30 anos, por suas ambiciosas ideias para restaurar e proteger o meio ambiente.
Sobre a ONU Meio Ambiente
A ONU Meio Ambiente é a principal voz global em temas ambientais. Ela promove liderança e encoraja parcerias para cuidar do meio ambiente, inspirando, informando e capacitando nações e pessoas a melhorarem a sua qualidade de vida sem comprometer a das futuras gerações. A ONU Meio Ambiente trabalha com governos, com o setor privado, com a sociedade civil e com outras instituições das Nações Unidas e organizações internacionais pelo mundo.
Sobre os Campeões da Terra
O prêmio anual Campeões da Terra é concedido a líderes do governo, sociedade civil e setor privado cujas ações tiveram um impacto positivo no meio ambiente. Desde a sua criação, há treze anos, os prêmios já reconheceram 84 Campeões nas categorias de política, ciência, negócios e sociedade civil, incluindo desde chefes de Estado até ativistas que atuam em campo. Visite o site.
Sobre o Weibo
O Prêmio Campeões da Terra é organizado em parceria com o Weibo - principal rede social da China. O Sina Weibo tem mais de 431 milhões de usuários mensais ativos. www.weibo.com
Para imprensa
Keith Weller, UN Environment, keith.weller@un.org
Roberta Zandonai, ONU Meio Ambiente no Brasil, comunicacao@pnuma.org