"Zoológico do Cidadão" promove restauração em espaços urbanos de Londres

A refaunação é uma abordagem de conservação que permite que a natureza retome áreas a um estado selvagem. O processo envolve permitir que os ecossistemas se restaurem ao longo do tempo, para que possam se recuperar da degradação.

Lucas Ruzo é apaixonado pelo conceito. Seu amor pela natureza e pela vida selvagem começou quando criança, morando em Portugal. Ele visitava mercados locais com sua avó e via muita vida selvagem, principalmente papagaios da África e da América do Sul, sendo vendidas ilegalmente.

Depois de estudar zoologia e ciência da conservação, ele fundou o Zoológico do Cidadão (em inglês, Citizen Zoo), um empreendimento social sem fins lucrativos que trabalha com refaunação e envolvimento da comunidade, além de uma maior conservação da natureza em todo o Reino Unido.

"Não se trata apenas de preservar o que resta. Trata-se de usar o conceito de refaunação e envolvimento da comunidade para restaurar a natureza e os processos naturais ao seu estado selvagem", disse Ruzo, que faz parte da comunidade de Jovens Campeões da Terra. "A Refaunação é um processo de restauração positiva que consideramos mais motivadora e inspiradora", acrescentou.

Musonda Mumba, chefe da Unidade de Ecossistemas Terrestres do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, disse: “É ótimo ver a determinação incansável de Lucas com relação a refaunação e restauração dos espaços urbanos de Londres. A resiliência das cidades, onde a maioria das pessoas viverá até 2050, certamente dependerá de seu reverdecimento, pelo ar puro, a biodiversidade e o bem-estar humano em geral”.

Conversamos com Ruzo para saber mais sobre o Zoológico do Cidadão.

Como o CitizenZoo gera impacto?

Estamos trabalhando em cinco projetos de restauração nos arredores de Londres, permitindo a refaunação de partes urbanas da cidade, reconstruindo habitats vitais e ecossistemas funcionais. Também trabalhamos em projetos de reintrodução de espécies de mamíferos e invertebrados.

Convidamos escolas e empresas a esses locais de conservação para promover os projetos e ajudar com o apoio financeiro dos nossos esforços de refaunação. Isso também dá às pessoas a oportunidade de melhorar seu ambiente local. Esses grupos ajudam a espalhar notícias sobre a importância de deixar a natureza assumir um papel maior na definição de sua própria narrativa.

Por que é importante envolver os jovens nos esforços de refaunação?

É maravilhoso ensinar as crianças sobre o mundo natural, elas são esponjas para o conhecimento e têm influência sobre os pais. Depois de convencer as crianças a se importarem com a natureza, é possível também influenciar os pais. Isso tudo se vincula ao trabalho que fazemos para mudar o comportamento das pessoas para que se preocupem com o mundo natural.

Como é feita a refaunação dos espaços urbanos em Londres?

Fazemos uma extensa restauração de habitat e reintrodução de algumas espécies para ajudar a restaurar ecossistemas funcionais em paisagens degradadas. Também orientamos os conselhos locais sobre como gerenciar seus espaços públicos verdes.

Geralmente, é um desafio traduzir a política para o trabalho prático no local. Muitas vezes, existe uma enorme lacuna entre quais perguntas os pesquisadores acadêmicos precisam responder e o que os profissionais precisam saber. Por isso, sempre tentamos convidar formuladores de políticas e pesquisadores para nossos sites, para que, quando eles estejam na fase de decidir o que perguntar e o que escrever, possamos informar esse processo.

Você pode dar um exemplo de um projeto de conservação do CitizenZoo?

Um de nossos projetos de conservação é recriar Tolworth Court Farm Moated Manor. Reintroduzimos uma maneira tradicional de gestão da conservação que beneficiará a ecologia local e, ao mesmo tempo, prestará homenagem ao patrimônio social do local. Uma parte vital deste projeto de restauração consiste em restaurar o esquema tradicional de manejo de pastagens de feno através do pastoreio de animais. Essa técnica tem sido usada há centenas de anos e beneficia a diversidade de flores silvestres. A comunidade local é totalmente incentivada a participar e é considerada uma parte vital deste projeto de conservação.

Qual é a sua mensagem para as comunidades interessadas em refaunação?

Se as pessoas saírem para conhecer a natureza, entenderão a importância de ter lugares selvagens cheios de natureza diversa e abundante e ficarão muito mais inspirados a agir. É importante restaurar sites, mas as pessoas também precisam visitar, explorar e experimentar a vida selvagem e a natureza em toda a sua deslumbrante beleza.

 

A Década das Nações Unidas sobre Restauração de Ecossistemas 2021 - 2030 posiciona a restauração de ecossistemas como uma importante solução baseada na natureza para atender a uma ampla gama de metas de desenvolvimento global e prioridades nacionais.

 

Você tem o que é preciso para ser um Jovem Campeão da Terra? Fique atento ao nosso site. As inscrições serão abertas no início de 2020. Envolva-se e faça parte da conversa sobre mudança ambiental.

 

O Prêmio Jovens Campeões da Terra, desenvolvido pela Covestro, é a principal iniciativa do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente para envolver os jovens na luta contra os desafios ambientais mais prementes do mundo.