Fridays for Future é um movimento estudantil global dinâmico que pressiona por ações imediatas sobre as mudanças climáticas por meio de campanhas de conscientização e ativismo. O movimento foi escolhido como Campeão da Terra na categoria Inspiração e Ação por seu papel em destacar os efeitos devastadores das mudanças climáticas.
Fridays for Future conta com milhões de ativistas engajados que insistem que suas vozes sejam ouvidas naquela que muitos consideram a questão determinante de sua geração. O movimento foi inspirado pela adolescente sueca Greta Thunberg, que protestou em frente ao parlamento sueco por três semanas no ano passado para chamar a atenção para a emergência climática.
Agora, todos os meses, estudantes de todo o mundo saem às ruas para exigir que os políticos façam mais para reconhecer e agir de acordo com a realidade e a gravidade das mudanças climáticas. Essas marchas atraíram mais de um milhão de jovens em mais de 100 países. Como diz Thunberg: “Todos são bem-vindos. Todo mundo é necessário”.
O movimento Fridays for Future aqueceu a discussão global sobre as mudanças climáticas em um momento em que a janela de oportunidade para evitar os piores efeitos do aumento da temperatura está se fechando rapidamente. As emissões globais estão atingindo níveis recordes e não mostram sinais de queda. O nível do mar está subindo, os recifes de coral estão morrendo e os eventos climáticos extremos estão se tornando cada vez mais comuns e destrutivos em todo o mundo.
O Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, disse que entende a raiva dos jovens e que suas vozes lhe dão esperança para o futuro.
Em junho, Thunberg e o movimento Fridays for Future foram homenageados com o prêmio Embaixador de Consciência da Anistia Internacional, que comemora pessoas que demonstraram liderança e coragem únicas na defesa dos direitos humanos.
A paixão e a energia demonstradas pelos membros do movimento Fridays for Future trazem esperança de que os líderes globais possam ser persuadidos a agir pela redução das emissões de carbono nos próximos 12 anos e manter o aumento da temperatura média global bem abaixo de 2°C e até, como solicitado pela ciência mais recente, a 1,5 °C acima dos níveis pré-industriais.
Campeões da Terra é o principal prêmio ambiental da ONU. Foi criado pelo PNUMA em 2005 para celebrar figuras de destaque cujas ações tiveram um impacto positivo e transformador para o meio ambiente. De líderes mundiais a defensores ambientais e inventores de tecnologia, os prêmios reconhecem pioneiros que estão trabalhando para proteger nosso planeta para as próximas gerações.
Os vencedores anteriores do prêmio Campeões da Terra na categoria Inspiração e Ação incluem Afroz Shah, um advogado indiano que organizou o maior projeto de limpeza de praias do mundo em Mumbai (2016); a unidade anti-caça furtiva Black Mamba da África do Sul (2015); e Martha Isabel Ruiz Corzo, ativista de conservação comunitária do México (2013).