De campeões comunitários e líderes corporativos a pioneiros políticos e instituições de pesquisa, o PNUMA celebra os Campeões que tomam medidas ousadas para o nosso mundo.
Criado em 2005, o prêmio Campeões da Terra é a maior honraria ambiental da ONU.
Todos os anos, o PNUMA homenageia indivíduos e organizações que trabalham com soluções inovadoras e sustentáveis para enfrentar a tripla crise planetária das mudanças climáticas, da perda da natureza e da biodiversidade, e da poluição e dos resíduos. Os campeões transformam nossas economias, inovam, lideram mudanças políticas, lutam contra a injustiça ambiental e defendem nossos recursos naturais.
O Campeões da Terra são celebrados em quatro categorias:
- Liderança política - Funcionários do setor público que lideram ações globais ou nacionais em prol do meio ambiente. Eles moldam o diálogo, lideram compromissos e agem para o bem do planeta.
- Inspiração e ação - Líderes que tomam medidas ousadas para inspirar mudanças positivas para proteger nosso mundo. Eles lideram pelo exemplo, desafiam o comportamento e inspiram milhões de pessoas.
- Visão empreendedora - Visionários que desafiam o status quo para construir um futuro mais limpo. Eles constroem sistemas, criam novas tecnologias e lideram uma visão inovadora.
- Ciência e inovação - Desbravadores que ultrapassam os limites da tecnologia para obter benefícios ambientais profundos. Eles inventam possibilidades para um mundo mais sustentável.
O prêmio Campeões da Terra reconheceu 116 laureados, desde líderes mundiais até inventores de tecnologia.
Entre eles estão 27 líderes mundiais, 70 indivíduos e 19 grupos ou organizações.